E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores., chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. (Luc 7:13,14 )
O episódio de Lucas 7.11-15 pode nos fornecer explicações sobre como enfrentarmos situações de perda de alguém, de como podemos vencer o luto.
A história começa com um jovem que está morto. Ele representa a próxima geração. Este jovem representa o futuro. Toda esperança de sua mãe nele estava depositada. Ele era o próprio futuro para aquela mulher. A Bíblia diz – que “era uma viúva” Isso significa que ela também havia perdido o marido. Então, após sofrer uma tremenda perda, ela podia ver aquele que iria protegê-la e dar segurança também partir ceifada pela morte.
Ela entrou em choque: “O que vai acontecer comigo?” indagava-se enquanto seguia em direção ao cemitério. Não só ela perdeu o filho, mas ela perdeu seus sonhos de futuro. Então a mulher entrou em profunda tristeza. Ninguém poderia consolá-la. O luto é isto: um processo pelo qual chegamos a um acordo com a perda. E só há luto se existe entre nós e o morto uma profunda conexão, ou seja, lamentamos a morte dos que nos são muito próximos.
As fases do Luto
O luto se constitui de várias etapas que, segundo o pastor Mike Connell, consiste em:
- O choque: “Eu não posso acreditar que isso aconteceu”
- Sentimento de raiva. A ideia de que algo que eu possuía “foi tirado de mim”.
- Culpar a si ou a alguém (Gn. 35.16). “Se eu tivesse feito isto”, ou “se fulano não tivesse dito aquilo”
- Tristeza e/ou Depressão.
- Restauração. Tentativa de dar prosseguimento as rotinas da vida.
O problema se dá quando ela estaciona na tristeza e dela não consegue sair. Não se consegue passar da tristeza para a restauração, dando prosseguimento a sua vida.
Há pessoas que entram em luto não apenas por pessoas, mas por coisas também. A perda de um imóvel, um bem; por situações como um divórcio, um abuso sexual sofrido, uma traição, um abandono, tudo isto pode ser o motivo para que pessoas vivam aprisionadas na tristeza e luto eternos
Como superar o luto
É neste momento, meu caro leitor, que devemos encontrar Jesus como a viúva de Naim e deixar que transforme a nossa situação de morte em vida. Pois o nosso Deus é o Deus de toda Consolação (2 Co.2.1), Ele nos Consola conforta-nos quando tudo parece perdido (Rm 15.13). Como ela superou?
A. Ela encontrou Jesus no caminho. Precisamos ter um encontro com Jesus, ele está disposto a nos ajudar nos caminhos das perdas
B. Ela parou para dar atenção a Jesus. Quem enfrenta o luto precisa olhar para fora da dor, tirar o foco da morte e olhar para a vida, precisa ouvir o que Jesus tem a lhe dizer e lhe dar crédito
C. Deixou que Jesus agisse. A viúva não só parou para ouvir a Jesus, um estranho para ela, como deixou que ele fosse e tocasse no esquife, algo que somente parentes poderiam fazer. Isto significa que, ao passarmos pelo luto, devemos deixar que Jesus toque em nossa dor e nos cure, nos restaure através da sua palavra. Posso ouvir a voz de Jesus dizendo: Levanta-te! e logo o menino reviveu. Aleluias!!!!
Talvez você também esteja atravessando um luto em sua vida e o nosso conselho é o de que você deixe Deus consolar você e Jesus mudar a situação em que você se encontra.
É hora de dar prosseguimento a vida, e ouvirmos Jesus dizendo Não apenas “não Chores!”, como também: levanta-te da tua dor, retoma a tua vida e segue.
Deus te abençoe
By Júlio César Medeiros
#lutosuperandoadordaperda
Deixe um comentário