Você podia me dar um 2 minutos do seu tempo? Tempo é uma coisa importante não é mesmo?Talvez por isto o sábio Salomão escreveu, inspirado pelo Espírito Santo o seguinte:
“ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 3:2. há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; (…) 3:8. tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”(Eclesiastes 3:1-8)
Tempo, categoria difícil de definir. Complicada de explicar. Mas se quisermos compreender o que autor quis dizer neste texto precisamos extrair dele os seguintes significados:
A ALTERNÂNCIA
A primeira ideia que podemos tirar é a ideia de alternância, repare como Salomão alterna entre os diferentes estágios da vida humana, morte, vida; amor, ódio; alegria e tristeza, enfim.
Por isto precisamos entender que as coisas passam … a vida é passageira. Isto tem o seu lado ruim, porque nem sempre as mudanças são agradáveis, mas também tem o seu lado bom pois o sofrimento, por pior que seja, tem possui o caráter de passageiro.
É ORDENADO
Ele é ordenado, tem um propósito e uma organização, às vezes pensamos que o tempo pode estar confuso, mas isto é porque muitas vezes não temos o discernimento de qual tempo estamos vivendo. Pois para cada tempo existe uma forma apropriada de agir: se dança no tempo de alegria e se sepulta no tempo de morrer, mas cada gesto e ação precisa estar sincronizada com o seu respectivo tempo.
É FINITO
O seu terceiro aspecto é a sua finitude. O tempo é findo. E por isto é precioso. Reflita hoje sobre o tempo que você tem? Ele tem sido insuficiente? Então aprenda a lidar com ele e uma forma de lidar com ele está em estabelecer as prioridades, aquilo que realmente importa para você.
Lembre-se:
- A maneira como nós usamos o tempo reflete os nossos valores e crenças
Use este tempo com sabedoria aprenda a discernir o tempo que está vivendo e haja conforme ele pede.
- Não se alegre de mais com o sucesso terreno, pois ele é passageiro, nem se atemorize com o sofrimento, pois não há mal que sempre dure.
By JCM