Comentário à lição 7 reconhecer e lidar com os casos de bipopolaridade

 

1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110

ENFERMIDADES DA ALMA II



Este é um esboço da lição número 6. Um subsidio a mais para os professores e Superintendentes de EBD que quiserem se aprofundar mais no tema e de forma algum substitui o material da Revista, que deve ser comprado na Editora Betel, este esboço é apenas um simples complemento e auxilio a superintendentes,  professores e alunos.

Obs. Os textos neste esboço não são copiados da revista a fim de não ferir os direitos do autor e da Editora publicadora, afinal, cada individuo deverá ter sua própria revista.

Lição 7 – Reconhecendo e lidando com os casos de Bipolaridade

Nome:________________________________ Classe:_______________data:____________ igreja:___________________________Tempo de aula:_____________ Recursos Didáticos:__________________________________________

Texto Áureo:

Provérbios 8:12

(12)  Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.

Verdade Aplicada

“A perseverante prática da comunhão entre os discípulos de Cristo é um importante auxilio no cuidado de quem sofre com a bipolaridade”

Objetivos:

  1. Mostrar o que é bipolaridade
  2. Ensinar como identificar as características da bipolaridade
  3. Apresentar a similaridade de sintomas

(é importante verificar ao fim da aula se os objetivos foram cumpridos)

 

Texto de Referência:

Referências sobre sentimentos angustiosos que nos fazem perder o senso de realidade: Pv.7.4; Is. 40.31; Rm. 8.39. Ap. 22.15.

Definição: Transtorno bipolar é manifestado por fatores genéticos e ambientais. O transtorno bipolar (TB) é uma doença para toda a vida. Não tem cura, mas pode ser controlado e sua manifestação está ligada a fatores ambientais e genéticos. Em boa parte dos casos, trata-se também de um problema que se herda dos pais[1].

Resumo esquemático da lição :

  1. Conhecendo o que a Bipolaridade.

O transtorno bipolar, também é chamado por alguns de transtorno do humor e é uma enfermidade que se caracteriza pela alternância de episódios de euforia e depressão, alterna entre a normalidade e as crises.  

Alguns pacientes  apresentam mais períodos de depressão do que de euforia, enquanto outros mais euforia do que de depressão. Casos exclusivos de mania são raros.

  • Identificando características.

O transtorno bipolar pode ser muito diferente em pessoas diferentes. Em cada pessoa  ele pode se manidestar de um modo. Em geral Há quatro tipos de episódios de humor no transtorno bipolar:

  1. mania: A euforia (ou mania) é uma das fases do Transtorno Bipolar e caracteriza-se por um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento que o indivíduo está vivendo. Nesse período do transtorno bipolar, o paciente não está deprimido e nem alegre por um motivo especial, mas apresenta humor eufórico, irritável ou mesmo jocoso ou arrogante. Mania de grandeza também é muito comum.
  • hipomania; Uma outra fase que uma pessoa bipolar pode experimentar é a chamada hipomania, que seria um estado de mania mais leve e que traz menos prejuízo. Geralmente, a hipomania acarreta em um funcionamento acelerado, porém produtivo para o paciente. Muitos não identificam que estão em fase hipomaníaca, nivelando esse período como a fase eutímica. Esse ponto é importantíssimo, pois muitos pacientes, quando estão entrando em hipomania (podendo evoluir para a mania ou não) são resistentes quanto a manter o tratamento e muitas vezes param com a medicação, o que se torna um grande problema para estabilizar o transtorno.
  • depressão. As fases de depressão dentro do transtorno bipolar também são consideradas um subtipo de depressão. Existe a depressão bipolar tipo 1, que é intercalada com episódios de mania, e a tipo 2, na qual os episódios fora da depressão tem uma euforia um pouco menos intensa. Os sintomas apresentados na fase de depressão são os mesmos de um episódio depressivo: humor deprimido, falta de energia, falta de iniciativa e vontade, falta de prazer, alteração do sono, alteração do apetite, lentidão do pensamento, lentidão motora. Já nas fases de euforia, o paciente pode apresentar sintomas como: agitação, ocupação com diversas atividades, obsessão com determinados assuntos, aumento de impulsividade, aumento de energia, desatenção e hiperatividade. A pessoa com esse quadro geralmente acha que está bem e saudável.

d. episódios mistos.

 Cada tipo de episódio de humor no transtorno bipolar tem um único conjunto de sintomas.[2]

  • Similaridade de sintomas:

Quadro de sintomas:

Principais sintomas do transtorno bipolar

Existem vários sintomas que caracterizam cada fase, sendo que os principais são:

Sintomas de Mania / Hipomania Sintomas da Depressão Sintomas do Estado Misto
Impaciência Irritabilidade Ansiedade
Inquietação Perda de interesse ou de prazer Angústia
Confiança exagerada Melancolia Raiva
Pensamentos acelerados Aumento ou perda de apetite / peso Hostilidade
Insônia Excesso ou falta de sono
Aumento apetite sexual (com vários parceiros, em alguns casos).

Maior taxa de suicídio. Entre as doenças mentais, a depressão bipolar é a que mais causa morte por suicídio. Um estudo publicado no periódico Bipolar Disorders, feito ao longo de 18 meses, apontou que 19,9% dos bipolares tentaram suicídio enquanto a taxa foi de 9,5% entre os que tinham depressão maior (muito grave).[3]

Pesquisas tem indicado que os atos suicidas ocorrem com frequência  durante os episódios de depressão.

Obs. Ponto chave da Revista: Doença não é desvio de caráter. Frise isto com a Classe!

Conclusão

A igreja de Cristo não deve agir como se tivesse medo de pessoas com este distúrbio.

Recursos didáticos:

  1. Filmes

Mr. Jones.  O personagem principal do filme “Mr. Jones”, interpretado por Richard Gere, reproduz com fidelidade os altos e baixos vividos por uma vítima do transtorno bipolar.

Mr. Jones. 1994 (Alemanha) Direção: Mike Figgis. Richard Gere, Lena Olin, Anne Roteiro: Eric Roth, Michael Cristofer.

  • Exemplos da Bíblia.
    • O caso de Elias na caverna. (I Rs. 19.4,6);
    • O caso do rei Saul.

A instabilidade emocional com relatos de depressão que subitamente tomava Saul, rei de Israel, em meio a batalhas em que se destacava com bravura e heroísmo.

 (Tema de discussão 1: seria um caso de bipolaridade? Talvez a diferença, fosse que Saul era atormentado por um espirito, e a bipolaridade é uma enfermidade e não é causada, necessariamente por um demônio.

(Tema de discussão 2. Talvez a dificuldade de se encontrar exemplos na Biblia seja pelo motivo de que esta enfermidade é mal deste século, deste tempo e não dos tempos antigos)

  • Mitos sobre a bipolaridade

1º – A pessoa bipolar vive alternando de um humor para outro?

Não! Na maioria desses pacientes, o período de depressão se prolonga, exceto nos “cicladores rápidos”, que geralmente são mais resistentes ao tratamento.

2º – O transtorno bipolar só afeta o humor?

Isso é falso! A doença tem origem no cérebro, nas conexões entre neurônios e afeta tudo o que se faz, o que se pensa e, definitivamente, o que se é!

3º – Como não há tratamento eficaz, o bipolar está fadado a ter uma vida infeliz?

Também isso não é verdadeiro. Há tratamentos eficazes, unindo-se medicamentos, psicoterapia e educação familiar. Há bipolares que são um sucesso no trabalho e têm bom relacionamento familiar, embora não deixem de estar em constante estado de combate[4].

Dados:

(Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depressao-cresce-no-brasil-e-doenca-apresenta-altos-indices-entre-mulheres/ )

QUESTIONÁRIO

R1. Porque ele é bom e uma fortaleza no dia da angústia;

R2.Quando não desfruta da alegria de servir a Deus;

R3. A sermos simples e prudentes

R4. Elais (I Rs. 19.4,6)

R5.A enfermidade.

Bibliografia:

Revista Betel Dominical. Enfermidades da Alma II. Lição 4. Enfrentando o transtorno do sono. 1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110.

Bíblia do Culto. Versão Almeida e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora Betel, 2017.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bdi.12195 acessado_em_11_02_19


[1] https://www.pfizer.com.br/noticias/Transtorno-bipolar-%C3%A9-manifestado-por-fatores-gen%C3%A9ticos-e-ambientais

[2] https://jornalggn.com.br/noticia/as-caracteristicas-e-os-tratamentos-do-transtorno-bipolar

[3] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bdi.12195

[4] https://formacao.cancaonova.com/atualidade/saude-atualidade/transtorno-bipolar-a-verdade-atras-dos-mitos/

Assista a video aula da lição 7
Publicidade

Um comentário em “Comentário à lição 7 reconhecer e lidar com os casos de bipopolaridade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: