Jz 11:1-3
(1) Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.
(2) Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.
(3) Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele

Uma das feridas emocionais mais profundas é a causada pela rejeição, porque quem sofre com ela se sente rejeitado internamente, interpretando tudo o que acontece ao seu redor através do filtro da sua ferida, se sentindo rejeitado em situações em que, na verdade, não é.
É dificil de ser percebida, mas a sua dor é constante. Ela afeta o que pensamos, dizemos e como agimos, pois internamente ela está, nos fazendo sofrer e doendo. Por isto, para que não sintamos a dor, nos fechamos para o mundo exterior negando-nos uma nova história de recomeços como a de Jefté, que foi julgado por sua origem e não por seu caráter.

Aprendemos algumas lições com a vida de Jefé, que foi rejeitado por seus irmãos alguma lições valosas para as nossas vidas, pois Jefté venceu a rejeição, superou as adversidades e se transformou em um dos maiores lideres de Israel, a ponto de figurar na galeria dos heróis da fé, de Hebreus 11.
Antes de vermos como ele superou, vejamos o que os especialistas em comportamento dizem sobre as características desta ferida emocional tão prejudicial.
Características:
- Desejo de Fuga. Evita-se situações que julga difícil, justamente pelo medo do fracasso. Em sua cabeça, ele(a) poderá ser rejeitado(a) a qualquer momento se a pessoa errar;
- Esta ferida emocional geralmente se manifesta na Infância. Jefté, foi rejeitado pelos seus irmãos. É em casa que sofremos mais, porque é nela que esperamos o amparo. José também foi rejeitado por seus irmãos, assim como Jesus. Os males causados na infância afeta o seu emocional de forma avassaladora.
- A pessoa busca constante ser aceito pelos outros. Assim, ás vezes ele vive em função do que os outros dizem, e pensam;
- Demonstram um caráter Perfeccionista. Não se permitem errar nem sabem lidar com seus medos, pois acham que assim não sofrerão mais a rejeição;
- Desenvolve uma baixa-auto estima. Não acredita em si mesmo, se vê sempre como incapaz de realizar as tarefas que lhes são propostas;
- A rejeição pode transformar o amor em ódio. Muitas pessoas ao serem rejeitadas em determinadas situações acabam por desenvolver um ódio por quem o rejeitou.
Nada como um dia após o outro
Entretanto, Jefté venceu tudo isto ao acreditar em Deus e confiar no Senhor. Não permita que as rejeições e fracassos do passado determine a seu futuro. Deus te aceita do jeito que você é como você está. Creia!
Deus permitiu Jefté ir pra Tob pra treiná-lo

Jefté, uma vez expulso foi para a terra Tob, e lá se juntou a homens maus, sem contudo se corromper. Deus às vezes permite coisas na nossa vida que às vezes não entendemos, mas em tudo isto a mão de Deus está trabalhando. Os amorreus começaram a vencer os Israelitas que logo se lembraram daquele que haviam desprezado e mandaram buscá-lo.
Daí tiramos mais duas lições, Não despreze ninguém, amanhã você poderá precisar justamente desta pessoa e Deus faz isto para entendamos que precisamos uns dos outros.
Como Jefté superou a rejeição
- Perdoe quem te rejeitou Jz. 11.4. Ao aceitar o convite dos anciãos para ele liderasse sobre eles, Jefté estava perdoando ao seu povo e reescrevendo a sua história. Perdoe quem te ofendeu e te rejeitou, é melhor e unica maneira de fechar a ferida emocional da alma;
- Perdoe a si mesmo. Aceite-se como você é! com seus erros e imperfeições, ninguém é perfeito e você também não. Aprenda a lidar com suas dificuldades e entregando-as a Deus. Ele sabe sua estrutura e capacidade;
- Tenha fé si mesmo. Se você não acreditar em si, ninguém mais o fará. Deus confia em você e já te deu a vitória para superar seus problemas, mas se você não acreditar nisto, Deus nada poderá fazer;
- Coloque Deus em primeiro lugar. Jz. 11. 4 “E O SENHOR ME DER OS …” Jefté confiou no Senhor e colocou a Deus em sua frente. Ele sabia de sua capacidade, mas sabia também que dependia do Senhor. Coloque Deus em primeiro lugar em tudo, confie nele e Ele tudo fará em sua vida.
Que Deus possa te abençoar, que você supere este estigma, esta marca, porque a unica marca que você precisa é a de ser lavado, curado e remido pelo Sangue de Jesus.
Assista a esta mensagem no Canal Boa Semente
(Pr. Julio César Medeiros)
Deixe um comentário