“Mais importante do que jogar boa informação, é saber se o aluno a está compreendendo bem”
Pare para pensar na última aula que você deu. O que realmente o seu aluno aprendeu nesta aula? Nossa mente é uma caixinha que guarda memórias realmente importantes como o nascimento de um filho, o dia do nosso casamento, a perda de um familiar ou amigo querido, uma festa de aniversário importante, guardamos aquilo que é marcante, que a nossa memória registra e não é diferente na Sala de Aula. Esta metodologia é voltada para passar ao aluno o máximo de informações no mínimo de tempo, desde que ele tenha o máximo de aprendizado.
Como utilizar esta metodologia?
✅1)Conheça muito bem o assunto que vai ensinar
a)Visão geral do assunto – Bíblias de Estudo, Livros de Estudo, Dicionários, Enciclopédias, etc
b)Organização do assunto – Listas os principais pontos
c)Esboço do assunto – Preparar em ordem lógica a aula
✅2)Conheça muito bem os alunos a quem vai ensinar
a.Certifique-se antes a sala que você vai ministrar, alguns professores relatam que mudam de sala constantemente, então verifique na escala que sala vai assumir para adaptar a linguagem
✅3)Ensine com o máximo de eficiência
É importante ser ousado ao ensinar, contudo, com ética, humanidade, respeitando as limitações, sem ser infiel a Deus e às doutrinas.
O Método
O método da retenção apresenta cinco estágios que capacitam as pessoas a ensinar dinamicamente, com resultados surpreendentes.
Primeiro estágio: material
Quanto melhor o material pesquisado, melhores as chances de que a aula tenha um forte impacto. O professor recolhe o material sobre o que vai ensinar, pesquisa para acumular informação.
Segundo estágio: Mínimo
Após acumular informações condense o conteúdo para determinar o mínimo priorizando de forma eficaz.
Terceiro estágio: mente fácil
Neste estágio é hora de fazer a transição do material para a mente dos alunos. É preciso escolher o método apropriado para transferi-la, com eficiência, à memória de longo prazo dos alunos. A ideia é levar o aluno a aprender de fato.
Quarto estágio: memorize
Nesse estágio solidifica a matéria na mente dos alunos. Como? Revisando. Pratica repetidas vezes até que todos compreendam. A meta é retirar conteúdo mente fácil da memória de curto prazo e transferi-lo a memoria de longo prazo.
Quinto estágio: mestria
Nesse estagio final, a intenção é conduzir os alunos da informação adquirida para a informação aplicada. A compreensão em profundidade implica em não ficar só num conhecimento superficial dos fatos, mas mostrar todo o significado e importância deles
COMO FAZER?
Primeiro – represente os fatos com figuras.
As figuras são incrivelmente eficazes como alavancas sensoriais para a mente do aluno.
Segundo – conte os fatos com uma história.
As grandes famílias se reúnem para narrar histórias de gerações passadas, de forma a ensinar e estabelecer um modelo de traços de vida desejáveis. Deus revelou sua verdade à humanidade na Bíblia, na sua maioria, através de historias. O próprio Jesus ensinava suas verdades através de parábolas.
Terceiro – associe os fatos com objetos e ações.
Deus se utilizou de objetos-símbolos, tais como o tabernáculo, a arca, a vara de Arão, as tábuas dos Dez mandamentos, e até mesmo a cruz como fixadores de conceitos.
Quarto – fixe os fatos utilizando-se de cenas dramáticas.
Este é um intenso elo de memória. A Bíblia está repleta de exemplos de cenas dramáticas para auxiliar a memoria. Ex. Jonas (grande peixe)
Quinto – destaque fatos através da música
Ex. Salmos
Sexto – resuma os fatos com gráficos e tabelas.
Para as pessoas que são norteadas pelo visual este é um elemento de memória.
- Tudo já estava preparado
- Não é sobre perfeição, mas respiração
- É isto que import
- O Servo ordena a pregação do Evangelho
- Como ler e interpretar a Biblia

https://go.hotmart.com/D45351936X?dp=1
Curso de Formação de Professores de Escola Bíblica Dominical
Faça logo sua inscrição!😃😃😃😃😃