Eu e você sempre temos coisas na vida com as quais não estamos satisfeitos. Principalmente na virada do ano, quando bate aquela ansiedade diante do novo ano que se aproxima, refletimos sobre o que desejamos para a partir do dia 1º de janeiro. Chega então a hora de verificarmos o que não deu certo, avaliarmos o que foi legal e seguirmos em frente. No post passado, em minhas dicas para se começar bem 2021 falei sobre não usarmos o “outro” como padrão de medida para o que nós desejamos para nós mesmos. Hoje, dando continuidade sobre este tema, quero falar sobre mais uma atitude que, uma vez posta em prática, pode, efetivamente, nos ajudar a começarmos o ano bem, falarei sobre a necessidade de tornarmos a nossa vida melhor.
Sabe, as pessoas confundem tornar a vida melhor com tornar a vida boa, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A primeira se fere a ideia de que a vida seria um mar de rosas, sem problemas nem dificuldades, o sofrimento seria afastado e viveríamos num paraíso a de eterno, isto equivale a imaginar que nossa vida seria boa, sem problemas e dificuldades. Só que a vida real não é assim. Na vida real há sofrimento, intempéries, dificuldades e muitos problemas. A vida é dura e pra muitos pode ser injusta, e nos desanima sabermos que viver esta vida é impossível.
No entanto, não se trata de se fazer dela algo bom e sim melhor. Explico: Existem dezenas de atitudes que podemos tomar para tornar a nossa vida melhor, aquela tarefa que você sempre deixa pra depois; aquele dieta que você teima em não colocar em prática; aquele exame que você sempre deixa para amanhã; aquele passeio com a família que você se promete há anos, mas nunca faz; a prova do ENEM que você não se inscreve; a faculdade que você nunca inicia; aquele livro que você comprou, mas não teve tempo de ler, aquele vestido que até hoje não usou; aquela xicara que você guarda esperando o momento ideal para usá-la; aquele perdão que você não libera; aquela mágoa antiga que você guarda escondida ao invés de jogá-la fora; aquele amigo que você esqueceu. Estas coisas talvez não tornem a sua vida boa, não te tragam felicidade plena, e talvez nem gerem satisfação, vão te trazer desconforto e gerar uma sensação desagradável de que você está, na verdade, se privando de viver, porém não se trata de se tornar a vida boa e sim melhor.
Elas com certeza te trariam benefícios. Fazê-las lhe traria qualidade de vida, faria você gastar menos com remédios, talvez te tragam recompensas como um melhor emprego ou promoção, faria você perder uns quilos e diminuir o seu nível de estresse, te faria uma pessoa mais leve de corpo e alma e ainda poderia te render alguns anos a mais de vida! reataria antigos relacionamentos dos quais você afastou no intuito de evitar o sofrimento que você descobriu que te eram importantes para manter a sua vida melhor uma vez que a mesma se baseia em relacionamentos. Ninguém vive sozinho. De fato, existem coisas que deixamos por fazer que serem desagradáveis mesmo, mas saiba que são extremamente necessárias para o nosso bem estar e para o bem daqueles que estão a nossa volta.
Faça algo por você mesmo e torne a sua vida melhor.
Diante do ano que se inicia, é tempo de refletirmos por que sonhamos com uma vida “boa”, mas não fazemos nada para torná-la melhor. Não tomamos ações concretas no sentido de mudarmos a direção da nossa vida assumindo o controle e a responsabilidade pelo que somos e o que desejamos ser. Tornar a vida melhor com certeza não é algo fácil, no entanto é extremante necessário. Tornar a vida melhor não é simples, mas dentre as muitas coisas que existem na vida, é uma das únicas que só dependem de você.