
Como prometido no post anterior sobre os Superintendentes de EBD, hoje vamos conversar sobre uma outra figura muito importante na Escola Dominical, o Secretário geral e seus auxiliares. Você vai se surpreender com a importância e responsabilidade deste cargo tão importante, mas também tão negligenciado por tantas EDs (Escola Dominical). O sucesso de uma Escola Dominical não depende apenas de bons professores e superintendentes aplicados, se a secretaria não funcionar, a escola com certeza não funcionará de forma adequada fazendo com que os professores consigam passar o conteúdo e que, por conseguinte, os alunos aprendam a lição. Vamos então saber um mais sobre esta figura tão importante?
O secretário(a) é responsável perante o superintendente da Escola Dominical pela execução dos trabalhos pertencentes à Secretaria da ED. A igreja, ou pastor, ou mesmo superintendente pode eleger um segundo secretário a fim de ajudar o primeiro a cumprir as responsabilidades que seguem:
Orientar
Os demais secretários da Escola (Secretários auxiliares), sobre a matrícula de novos alunos, como também a organização dos relatórios durante o ano. Lembrando que cada classe deverá ter um secretário auxiliar que irá cuidar do dia a dia da classe e auxiliar o secretário geral o alimentando com os dados do seu relatório.
Manter
Em dia o fichário geral de arrolamento da Escola Dominical como de outros programas de ensino promovidos pela Escola através da Diretoria de Expansão; Geralmente, este fichário se chama Relatório Geral. Nele, estão contidos os quantitativos de todas as classes, suas ofertas, presenças, atrasos, todos os domingos do ano e por isto ele é anual.
Lançar
No Relatório Geral todos os dados das classes referentes as presenças, ofertas e faltas, como relatado acima, e ler ao final de cada Escola Dominical para toda igreja, a fim de que todos tomem ciência de como estão suas classes.

De posse deste conhecimento, o superintendente poderá traçar estratégias para melhorar a participação da EBD e os professores terão um panorama de como andam suas classes.
Orientar
Os secretários de cada classe (secretários auxiliares) no preenchimento de suas respectivas cadernetas no tocante aos quesitos já citados a cima e providenciar o recolhimento das mesmas a fim de lançar tais dados no Relatório Geral.

O secretário(a) Geral deverá trabalhar em consonância com os secretários auxiliares a fim de que todas as informações sejam usadas para o crescimento da EBD
Recolher
Os pedidos de literatura (Revistas) e materiais necessários de cada Departamento, como relatórios, canetas, lápis, borracha, material de secretaria em geral, providenciando a compra junto à pessoa designada pela igreja ou em consonância com a tesouraria da EBD e a supervisão do Superintendente da ED.
Providenciar
Os anúncios de divulgação da Escola, visando o crescimento da mesma e distribuir aos alunos da escola e aos professores as revistas e ou material pedagógico do trimestre.
Chegar cedo
E verificar a arrumação da Escola junto a seus auxiliares e distribuir o material aos secretários de classe;
Recolher
No horário determinado, as cadernetas de classes e os relatórios de cada departamento;
Preparar
O resumo do relatório dos departamentos, entregando-o ao superintendente ou diretor da Escola Dominical para colher sua asssinatura
Ler
O relatório Geral ao final de cada Escola Dominical.
Como se pode ver, este cargo é de suma importância para a saúde de uma Escola Dominical. O papel de um secretário(a) de ED vai muito alem de simples anotações. Sem o seu trabalho burocrático a escola Dominical não funcionaria.
E você, ficou interessado pelas atribuições do secretário da Escola Dominical ou quer saber mais sobre a organização da Escola, conheça no nosso livro Manual da Escola Bíblica Dominical e faça a sua escola crescer poderosamente!
Saiba mais em:
Deixe um comentário