
- Maria Madalena provavelmente nasceu no início do primeiro século EC, provavelmente na cidade de Magdala.
- Magdala era uma pequena vila de pescadores na costa oeste do Mar da Galiléia.
- Em hebraico, a palavra é Migdal , que significa “torre ou fortaleza”; em aramaico, Magdala significa “torre” ou “elevada, grande ou magnífica”.
- Maria é obviamente de Mariam , a variante grega usada na Septuaginta para a irmã de Moisés. O nome era bastante popular no primeiro século.
- Poucas mulheres foram objeto de mais discussão e menos consenso do que Maria Madalena.
- Em várias ocasiões, Maria Madalena foi associada à maioria das outras Marias mencionadas no Novo Testamento (exceto, é claro, a mãe de Jesus. Na maioria das vezes ela é identificada como Maria de Betânia [irmã de Marta e Lázaro]; outras opte pela mulher adúltera de João 8).
- No século VI, o Papa Gregório, o Grande, deu um sermão retumbante identificando-a como uma prostituta arrependida. (Este permaneceria como o ponto de vista católico romano predominante até 1969, quando foi oficialmente revisado.)
- Maria, como a prostituta arrependida, foi retratada em incontáveis pinturas (especialmente durante os séculos 16-18) como a pecadora lavando os pés de Jesus com suas lágrimas e os secando com seus cabelos. (Ver Lucas 7: 37-38; porque Maria Madalena é apresentada nos próximos versículos de Lucas, as pessoas simplesmente presumiam que eram a mesma pessoa.)
- De acordo com Lucas 8: 2 e Marcos 16: 9, Jesus exorcizou sete demônios dela.
- Estudiosos modernos pensam que isso poderia ser uma referência a doenças físicas, não morais.
- Além desta referência em Lucas 8: 2, ela não foi nomeada até depois da morte de Jesus.
- Ela é a única pessoa a testemunhar a crucificação de Jesus, seu túmulo e o túmulo vazio. (Ver Marcos 15:40, Mateus 27:56, João 19:25 e Lucas 23:49 [que apenas diz: “as mulheres que o seguiram estavam à distância”]).
- Todos os evangelhos a citam como testemunha do túmulo vazio, embora não haja consenso sobre a identidade de quem a acompanhou.
- Quando ela é listada entre várias mulheres, seu nome está sempre em primeiro lugar, indicando sua importância.
- Jesus apareceu apenas para ela em João 20:16 e Marcos 16: 9.
- Isso causou problemas de credibilidade, uma vez que as mulheres geralmente não eram vistas como testemunhas confiáveis no mundo antigo.
- E esta é a última vez que ouvimos falar dela no Novo Testamento. Paulo não a menciona e ela não desempenha nenhum papel em Atos.
- É mais provável que estudiosos modernos a vejam como a principal discípula de Jesus e uma grande líder e professora na igreja primitiva.
- Alguns até sugeriram que ela pode ter sido “a discípula amada” mencionada no evangelho de João. Os textos que indicam que eram dois indivíduos separados são editados de maneira desajeitada, o que pode sugerir que foram modificados com o passar do tempo.
- Muito disso é baseado nos primeiros escritos cristãos que apresentam uma imagem muito diferente de Maria Madalena.
- A maioria desses livros foi escrita na segunda metade do primeiro século até o quarto.
- A maioria desses escritos foi considerada herética por uma razão ou outra.
- Em vários livros, ela é citada como “a apóstola dos apóstolos”.
- Vários textos reconhecem que Jesus a amava mais do que qualquer um dos outros.
- Por causa de seu relacionamento especial com Jesus, ela recebeu “ensinamentos secretos”, que mais tarde ela compartilharia com os outros apóstolos.
- O Evangelho de Filipe afirma explicitamente que ela era a companheira de Jesus. A palavra também pode ser traduzida como “parceiro ou associado”.
- Filipe também afirma que “Jesus costumava beijá-la no …” [Há literalmente um buraco no manuscrito onde deveria estar a próxima palavra]. A palavra mais provável é “boca”, e a linha seguinte diz que os outros discípulos ficaram bastante ofendidos com isso. (Os estudiosos que sugerem que beijar era uma saudação convencional e não tinha absolutamente nenhuma conotação sexual ainda não explicaram por que os outros discípulos ficariam ofendidos por isso.)
- Não há evidências que indiquem que se tratava de um relacionamento conjugal; nem há qualquer evidência inflexível refutando-o como uma possibilidade.
- Esses livros não canônicos também sugerem que havia uma tensão considerável entre ela e os discípulos de Jesus, principalmente Pedro e seu irmão, André.
- Ao contrário da visão tradicional, a Igreja Ortodoxa Oriental acredita que Maria Madalena foi virtuosa durante toda a sua vida. Ela não é a mulher pecadora que enxugou os pés de Jesus com suas lágrimas.
- De acordo com a tradição deles, ela foi para Éfeso com a mãe de Jesus e viveu lá até morrer.
- As tradições ocidentais afirmam que ela foi para o sul da França (com seu irmão, Lázaro * e outros), onde viveu em uma caverna por 30 anos em contemplação solitária. * Se você aceitar a ideia, ela poderia ser Maria de Betânia.
- Durante a maior parte da tradição católica romana, ela foi venerada como a prostituta reformada. Ela é a pecadora arrependida icônica.
- Embora seu nome tenha sido usado por várias faculdades, também foi anexado a asilos para “mulheres decaídas”.
- É claro que, à medida que aprendemos mais sobre a igreja primitiva, algumas de nossas presunções tradicionais precisam ser questionadas. Está ficando mais claro que Maria Madalena foi, de fato, uma discípula de grande autoridade e uma líder da igreja primitiva.
Traduzido de: https://www.biblewise.com/bible_study/characters/mary-magdalene.php
Últimos posts do blog
O Servo ordena a pregação do Evangelho
Comentário à Lição 13 EBD 1 Tri 2023) Tópico 1 O Servo ordenou os seus discípulos a pregar o Evangelho, fato este que até os anjos gostariam de fazer (1 Pd 1:12), sabe porque? Eles como seres espirituais julgam ser um privilégio trazer as boas novas diante de um mundo de velhas mentiras e ilusões,…
Deixe um comentário