Introdução
O tema desta lição é: Jesus Cristo é poderoso para solucionar problemas extremos.
Seja qual for a adversidade que aparecer diante do nosso caminho, Jesus tem poder sobre tudo e sobre todos. Basta a cada um de nós confiar nEle.
1. O poder de Jesus sobre as tempestades
Quando Jesus repreendeu a tempestade no Mar da Galileia, os discípulos ainda estavam crescendo no conhecimento acerca dEle (Mc.4.41). As tempestades na vida servem para que reconheçamos a ação e o poder de Jesus sobre as adversidades.
Cassio Murilo Rosa da Silva: “Três palavras nos chamam a atenção nesta passagem (Mc.4.39):
- Repreendeu à exprimir forte desaprovação pelo agir de alguém;
- Cala – te à ficar silencioso, aguardar em silêncio;
- Aquieta – te à fechar a boca com uma mordaça, fazer calar.
Ao observar esses três verbos, conclui-se que Jesus assumiu para si a ameaça pessoal que se abateu sobre Seus discípulos, Ele exige que cesse a atividade caótica, tanto do vento como do mar.
O comentarista ressalta que, enquanto Jesus está inativo, dormindo sobre o travesseiro, a tempestade tenta engolir o barquinho, mas quando Jesus se torna ativo, todos e tudo têm que se submeter à Sua vontade. Jesus se importa conosco e muitas das provações servem para testar a nossa fé (Mc.4.40).
2 – O poder de Jesus sobre os demônios.
Neste tópico o autor aborda a ação de Jesus para a libertação do endomoninhado gadareno.
A revista alude ao fato de que gadareno era um problema para sua comunidade, para sua família e para si mesmo (Mc.5.1 – 5). Ele era, no seu tempo, uma situação perdida. Este morto-vivo é um retrato vívido e realista da desordem, confusão e do medo que Satanás impõe. Detalhe, o adversário somente chega até aonde o Senhor permite.

O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré, é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. É o maior lago do país e tem comprimento máximo de cerca de 19 quilômetros e largura máxima de cerca de 13 km, sendo que sua área total abrange 166,7 km².
Fonte: Wikipédia
Em outro texto do Novo Testamento, vemos que Deus em Sua soberania, permite que espíritos mais continuem atuando neste mundo. Contudo, também está revelado que o Senhor Jesus já os venceu e que um dia não mais atuarão. O Reino de Deus é presente, mas ao mesmo tempo é oculto, ele só pode ser visto pelos olhos da fé.
A revista lembra que depois de encontrar com Jesus, aquele homem, que outrora tinha sido controlado por espíritos imundos, agora é encontrado sentado, vestido e em perfeito juízo (Mc.5.15).
Jesus transformou as circunstâncias extremas em novas oportunidades
Bispo Samuel Ferreira – Lição 11 Lição 11: Jesus Cristo é poderoso para solucionar problemas extremos
Assista a vídeo aula aqui
Cristo estava dormido durante a tormenta para provar a fé de seus discípulos, e instá-los a orar. A fé deles se mostrou débil, e suas orações, poderosas.
Quando nosso coração malvado é como o mar tempestuoso que não tem repouso, quando nossas paixões são ingovernáveis, pensemos que ouvimos a lei de Cristo dizendo: “Cala, emudece”. Quando fora há pleitos, e dentro, temores, e os espíritos estão inquietos, sem ele dizer “paz, tenha calma”, haverá grande calma de imediato. Por que estão assim amedrontados? Ainda que há causa para temer, de todos modos não é para ter um semelhante terror.
Poderiam suspeitar de sua fé os que pensam que a Jesus não lhe importava muito que sua gente perecesse. Quão imperfeitos são os melhores santos! A fé e o temor se revezam enquanto estejamos neste mundo, porém, daqui a pouco, o temor será vencido e a fé se perdera na vista.
(Fonte: Biblia Diário Vivir)
Deixe um comentário