Lição 9. Os dons de Cristo para o aperfeiçoamento dos salvos

Lição 9 EBD 4 TRI 2022

Tópico 1

A dádiva de Deus em Cristo, vai além da salvação, e sim também uma liberdade eclesiástica como um estilo de vida, ou seja, ser genuinamente um instrumento de Deus, na utilização dos dons dados por Cristo, e que foi necessário ser conquistado na cruz, quando levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens, (Ef. 4:8). Os dons ministeriais está a nossa disposição, mas precisam ser exercidos com a graça de Deus e pelo Espírito Santo, pois é oferecido pela graça de Deus, para aperfeiçoamento dos santos, (Ef. 4:12). Cada um dos salvos terá a sua utilidade no Reino de Deus, pois Cristo é quem os capacitará (2 Cor. 1:21,22), e que só seremos o que precisamos ser em Deus, quando reconhecermos que tudo é Deus é quem faz por meio de nós,(Fp. 2:13).

Exemplo dos dons ministeriais

Tópico 2

Na distribuição dos dons, iniciamos o ministério dos apóstolos (Enviado) (Mc. 3:14,15,16,17,18,19) termo oriundo aos seguidores de Cristo, e que este termo foi designado a princípio como credencial, mas nos dias atuais acredito que todos nós somos mensageiros de Deus, e por gratidão não é necessário ser credenciado pelos homens, e sim por Deus, (Lc. 10:1,2). Há uma distinção entre os profetas do velho testamento, que falam de profecias acerca do plano de Deus em Cristo (Hb: 1:1), em relação aos profetas do Novo Testamento, que é pregar, ensinar e aplicar a palavra de Deus, para alcançar a salvação em Cristo, pois é Dele quem as escrituras testificam, (João 5:39). Obs. Profecia é proferir palavras proféticas, ministério profético é proferir profeticamente as palavras da profecia. O ministério do evangelista é aquele que evangeliza, não podemos arrumar desculpa por não ser credenciado como evangelista, e não evangelizar, mas cabe a cada um de nós obedecer o IDE, (Mc. 16:15).

Assista a vídeo aula aqui

Tópico 3

Falar do dom Pastoral, é aquele que não só lidera, como também alimenta e cuida das ovelhas, (João 10: 11,12,13,14,15). Falar dos doutores ou mestres, é falar do ensinamento da palavra de Deus, que será atenuante para o Reino de Deus, quando os tais se dedicarem em crescer na graça e no conhecimento, (2 Pd. 3:18). E para finalizar a lista de dons é extensa, mas digo que o propósito para os demais dons contidos neste tópico 3, se dá numa só conceituação, que é ser serviçal, estamos aqui para servir a obra de Deus, e não ser servido, como disse Jesus, (Mt.20:28).

Bom Estudo!

Autor: irmão Robson

Autor: Irmão Robson

siga-nos nas redes sociais

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 5 de 5.

Um comentário em “Lição 9. Os dons de Cristo para o aperfeiçoamento dos salvos

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: