Lição 3. Particularidades do Servo. EBD, 1° Tri 2023 (Comentário)

Tópico 1

A exemplo de Cristo, devemos se importar de defender o evangelho na prática (Col 3:23), realizando obras por menor que seja em nome de Cristo (Col 3:17), pois estas obras são aquelas que não são notadas, mas são muito importantes e significativas no reino de Deus (Lc 21:3,4). Ou seja, ter uma ação devocional baseado naquilo que acredita em prol ao serviço do Reino de Deus. Porque Deus conhece o coração das pessoas (Rm 8:27), e Ele não se impressiona com aquilo que fazemos, e sim por aquilo que possamos representar para Ele em semelhança ao seu Filho Jesus Cristo (Ef 5:1,2). A identidade é o fator de identificação de uma pessoa, mas no reino de Deus isto se estreita, ou seja, Deus preza o valor de uma pessoa não pela aparência e origem (1 Sm 16:7), e sim pela sua personalidade, pois muitos o honram, mas seus corações estão longe Dele (Is 29:13). Ex. Jesus sendo Deus, não se importou com título, mas expressou isto na humildade, ou seja, Ele foi Deus nas suas ações, não só por efetuar milagre, mas também para entender e compreender a fragilidade humana (Hb 2:17,18), sendo servo obediente até o final de seu ministério (Ef 2:8).

ASSISTA A PRÉ AULA AQUI

Lição 3. Particularidades do servo

tópico 2

A autoridade de Jesus, estava em mexer com as pessoas de dentro para fora (Mt 7:29 ; Sl 139: 1,13) para que tivessem corações carentes e desejosos de serem melhores como seres humanos, e não por autoritarismo, que produz medo é revolta. Quando a autoridade vem do céu na vida de uma pessoa, o esforço maior é agir na simplicidade, pois a estes Deus testemunha ao seu favor. (Jó 1:8). A particularidade de um servo está inserida no poder da fé e da ação, que nos coloca no ambiente da fé, e não fica só em palavras, não adianta falar de Deus para alguém e despedi-lo sem nenhuma provisão (Tg 2:16) pois a fé sem obras é morta (Tg 2:17).

PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL

NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo. O Dr. Júlio César Medeiros é professor respeitado tanto no meio secular, na formação acadêmica em História, quanto no meio eclesiástico, pois trabalha há anos a frente do Centro de Capacitação de Obreiros e Líderes que tem formado centenas de obreiros nos últimos 10 anos.

O que você aprenderá:

O que é a EBD;

Como organizar uma EBD;

Como dar aula de EBD;

Como construir um plano de aula;

A história da EBD.

tópico 3

Aprendemos com Jesus a Empatia espiritual, que difere da Empatia propriamente dita, a 2* sente a necessidade de ajudar, e mesmo sem condições faz com que este compadecimento, se torne realizado por ações, que está nos ditames da fé, sendo que a 1* só se compadece, mas só fará alguma coisa, se as condições forem favoráveis, e não coloca a fé em ação. Sentir a dor dos outros é expressar os mesmo sentimentos de Cristo Jesus (Fp 2:5), e colocando todos nós na condição de dependentes de Deus (Mt 20:28). Só entenderemos servir a Deus, quando valorizamos o que Cristo fez por nós sendo inimigos de Dele (Rm 5:8), e isto se dará pelo fato de vivenciarmos o Amor de Deus por nós, pois trataremos melhor o nosso semelhante, como propriedade de Deus (1 Pd 2:9), e não por rivalidade simultâneas, sendo que todos nós pertencemos a Ele (Sl 100:3).

 Bom! Estudo!

(Autor: Robson Duarte)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: