Comentário à Lição 1 EBD 2 Tri 2023
Tópico 1
Os acontecimentos do livro de Gênesis, traz para nós o começo de tudo que se possa imaginar entre o Criador (Elohin) e suas criaturas, e é evidenciado neste livro o plano de Deus traçado segundo a sua Soberana Vontade, e tendo como primogênito das criaturas, Jesus o Salvador do mundo, (Col 1:15 ao 20), o processo da nação eleita (Israel) foi um tanto desastroso em sua jornada, devido a reprovação do primeiro casal no Éden que desobedeceram a ordem de Deus (Gn 3:6) e para compreender isto, entendemos que Deus antes deste infortúnio, traçou um plano para o resgate de suas criaturas em Cristo (Gn 3:15).
As promessas de Deus irão se cumprir, não porque contribuamos para que isto aconteça, mas sim por que Ele é Fiel em si mesmo (2 Tm 2:13). Os planos de Deus serão executados a risca, muitos faraós e muitos Herodes cairão por não reverenciarem o poder de Deus (Ex. 14:13), pois os planos de Deus ninguém impedirá (Is 43:13).
Tópico 2
No íntimo de cada um de nós, após a queda do primeiro casal no Éden, aflorou em todo ser humano o mal em seus corações, isto difere em escala gigantesca do coração de Deus, pois Ele é Amor (1 João 4:8), a única maneira de vencer o mal, é experimentar a bondade de Deus (Sl 34:8). Deus fica triste com aqueles que o desobedecem, ao ponto de se arrepender de te-los feitos (Gn 6:6,7), pois até hoje na dispensação da graça, corremos o risco de entristecer o Espírito de Deus (Ef 4:30).

MENTORIA BÍBLICA: BÍBLIA 4.0 – CONHEÇA SUA BÍBLIA
Durante esta mentoria, você terá acesso a conteúdo exclusivos e personalizados de acordo com suas necessidades. Eu irei orientá-lo(a) na leitura e interpretação da Bíblia, e também ofereceremos reflexões e discussões sobre como aplicar os ensinamentos bíblicos em sua vida cotidiana.
Não perca mais esta oportunidade!
Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia (Lm 3:22,23), mesmo as criaturas cheias de defeitos, Deus oferecem a eles a oportunidade de serem resgatados pela Fé, que é manifestada pela sua graça (Ef 2:8,9), para Méritos de Deus, e não dos homens (2 Cor 3:4,5).
Tópico 3
Em Noé e sua família iniciou uma nova oportunidade de colocar em prática em vossas vidas os desígnios de Deus na nova terra após o dilúvio (Gn 9: 1,2,3,7), mas com alguns agravantes, ou seja, não mais no Jardim do Éden, e não mais na (Dispensação da Inocência), que é sem pecado, mas sim valorizando a vida que Deus a deu de volta (Dispensação da consciência), se assim seguirem o caminho da obediência certamente viverão, pois sem a qual certamente morrerão (Dt 30:19). Noé teve três filhos, Sem, Cão, e Jafé, e se tornaram três grandes civilizações no mundo Antigo, (Gn 10), os descendentes de Sem foram os semitas, por onde originou os Judeus, e mais tarde o Messias, os de Jafé originou os gentios, e os de Cão originou os cananeus, procedentes da terra de Canaã.
Todos os planos de Deus, podem não serem entendidos, mas precisam ser honrados para Glória de Deus (João 9:3), muitas das vezes se reunimos, mas não estamos unidos no mesmo propósito (Sl 133), que é pertencer ao único Pai que é Deus, que é sobre todos, por todos, e em todos (Ef 4:6), e tendo como propósito maior, honrar o Criador acima da criação, por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Bom Estudo!
Assista a video aula aqui
Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.
Deixe um comentário