Comentário à Lição 4 EBD 2 Tri 2023
Tópico 1
Tínhamos uma comunhão com Deus antes da queda, (porque em Adão Deus fez uma espécie) mas depois disto, passamos de livres para servir e adorar a Deus, para ser escravo do pecado, (João 8:34,35,36). A relação do homem em si mesmo passou a ser conflitante, mas se ele voltar-se para Deus (Tg 4:8) e mesmo aquilo que o fez se esconder de Deus por vergonha, Deus sempre nos dará uma nova chance, pois a misericórdia do Senhor dura para sempre (Lm 3:21,22,23). E um outro quesito que prejudica o homem estar separado de Deus é a culpa, e só à vencemos quando confessarmos os nossos pecados (1 João 1:9), pois é só Deus que pode nos justificar (Rm 5:1).
Após a queda veio então o medo dentro do homem, devido a sua desobediência a Deus, pelo fato de saber que seria punido, mas digo que se passarmos a crer no perdão de Deus, o medo será vencido pela Fé (Mt 14: 27,28,29,30,31).
Assista a vídeo aula da lição aqui
Tópico 2
Transferências de responsabilidades instiga a culpar o outrem do que a si mesmo, é mais fácil ver os defeitos nos outros, do que os nossos próprios defeitos (Mt 7:3,4). A pureza deles foi afetada pela queda, pois antes da queda, Adão disse que a sua companheira seria ossos dos seus ossos (Gn 2:23) e isto ele a enxergava como o dever de cuidar dela, mas ao abrir os olhos após e comer o fruto proibido (Gn 3:7), gerou então os desejos lascivos em relação um ao outro, e esses tais sentimentos passou a então ser os frutos da carne, na qual nos afastará de Deus (Gl 5:19,20,21).
Foi também prejudicado o relacionamento entre o casal após a queda, gerando vários conflitos, por não estarem mais nos propósitos de Deus, e não mais compreenderem a sua Palavra que diz: Pois o domínio do homem sobre a mulher precisa gerar cuidado e amor, enquanto que o desejo da mulher para com seu marido, precisa gerar respeito e submissão, assim é Cristo com a Igreja (Ef 5:24,25).
Tópico 3
Só seremos livres de pecar contra Deus, quando o colocarmos em primeiro lugar, para amà-lo sobre todas as coisas (Mc 12:30), pois isto gerará obediência a sua palavra e temor, que é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Percebe-se que há uma dificuldade do homem de se relacionar com Deus, por não reconhecer os seus erros, achando que Deus é o culpado, mas a Bíblia nos ensina que é preciso que caia do nossos olhos a escamas do pecado (At 9:18), pois Deus sempre está certo no que se faz (Rm 3:4), mas é nós que não aceitamos a nossa condição pecaminosa (Rm 3:10,11,12,23).
Mas Deus sempre tem um final feliz para seus filhos que se arrependem e voltam para Ele, pois o Salário do pecado é a morte, mas dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus Nosso Senhor.
Bom estudo!
Autor: Irmão Robson Duarte
Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

MENTORIA BÍBLICA: BÍBLIA 4.0 – CONHEÇA SUA BÍBLIA
Durante esta mentoria, você terá acesso a conteúdo exclusivos e personalizados de acordo com suas necessidades. Eu irei orientá-lo(a) na leitura e interpretação da Bíblia, e também ofereceremos reflexões e discussões sobre como aplicar os ensinamentos bíblicos em sua vida cotidiana.
Não perca mais esta oportunidade!
Deixe um comentário