Lição 9. Esaú, as bênçãos da promessa por um prato de lentilhas

Lição 9 Ebd 2 tri 2023

Esaú- as bençãos da promessa por um prato de lentilhas

Tópico 1

Quando priorizamos em nossa vida terrena, em que Deus e a nossa base de sustentação (Mt 16:33) o que fizermos não há de nos decepcionar, porque vivemos a esfera celeste (Col 3: 1,2) e Nele os resultados serão bem melhores (Sl 1). Os judeus também rejeitaram de serem a nação privilegiada e primogênita para salvação, pois Deus veio para eles (João 1:11). Primogenitura: a benção dobrada no sentido espiritual, bençãos aqui na terra e também bençãos no céu (Mc 10:30).

A autoridade da primogenitura na vida daqueles que se tornaram filhos de Deus (João 1:12), eu comparo com a cidade de Belém Efrata, local do nascimento de Cristo (Mq 5:2). Para os Cristãos é outorgada o dever sermos pequenos Cristos, representando sermos herdeiros de Deus e co- herdeiro com Cristo ( Rm 8:17).

Tópico 2

Somos muitas vezes presos por aquilo que se vê (Ex. História de Sansão), e deixamos de sermos livres por aquilo que se crê (2 Cor 5:7), ninguém vai morrer de fome, mas podem morrer com fome de Deus, se não comerem o pão da vida que é Cristo (João 6:35). A tendência humana é deixar se levar para o mais fácil e rejeitar o mais difícil, como diz a Bíblia: a porta estreita e o caminho largo (Mt 7:13,14), aquele que achar a sua vida vai perde-la, mas aquele que perder a sua vida por amor a Cristo, este vai acha-la (Mt 16:25).

O perigo é valorizar mais os nossos interesses e não os interesses de Cristo (Fp 2:21), ou ser conhecedor e se tornar inimigo da cruz de Cristo (Fp 3:18), sendo que um dia foram iluminados (Hb 6: 4,5,6).

Tópico 3

Tem honras e privilégios que deixamos passar de nossas vidas, e se não queremos passar o processo de Deus, certamente Deus levantará outro em nosso lugar (Mt 3:9,10).

O importante é produzir frutos dignos de arrependimento (Mt 3:8), Deus sempre abençoará os seus filhos, é como sempre digo: para obter as bençãos de Deus é condicionada, e sem méritos, enquanto que para adorar a Deus é sem condicionalismo, pois é uma atitude voluntariosa por meio da graça de Deus, então digo: ninguém se prive da graça de Deus como fez Esaú (Hb 12:15). Não alimente mágoa em seu coração, mesmo sabendo que não foi a sua culpa, pois ao se aproximar de Deus, e se tiver alguma mágoa no seu coração para com o seu irmão, a sua oferta não será aceita, antes vai e reconcilie com seu irmão (Mt 5:23,24) para vivermos unidos nas benção de Deus (Sl 133).

Bom Estudo!

Irmão Robson Duarte

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: