Comentário à Lição 5 Ebd 2 Tri 2023
1. Tudo tem origem em Deus
Tudo nesta vida se origina em Deus (Gn 1:1), para melhor aproximação Dele com suas Criaturas, basta crer Nele (Hb 11:6) porque foi nós que se afastamos de Deus, por causa do pecado (Is 59:1,2), e para tanto digo que mediante a queda, tudo tornou mais difícil, mas Deus nos deixou a possibilidade de ter um acesso infalível, que é o seu Filho Jesus Cristo, (Hb 10: 19 ao 25). E como o acesso estava negado por causa do pecado de desobediência, Deus promete que se o buscarmos de todo coração, nós certamente o encontraremos (Dt 4:29 ao 31).
Precisamos entender que Deus manifesta a sua misericórdia com justiça, e neste estudo a misericórdia Dele é de igual teor para todos (Lm 3:22,23), sem necessidade de gerar inveja e ciúmes, como o foi com Caim, que por inveja de Seu irmão Abel o matou (Gn 4:8). Para se voltar a conectar com Deus, temos o dever de Amar o próximo, o segundo mandamento (Mt 22:39), pois sem a qual o sangue de Cristo não terá nenhum efeito salvívico em nós, se não tivermos comunhão uns com os outros, (1João 1:7).
2. Surge uma nova esperança
Uma nova esperança surgi com o nascimento de Sete, (Gn 4:25), em Sete que é o filho de Adão e Eva, e este que substituiria o seu irmão Abel, nasce novamente a oportunidade de reconectar-se com Deus, ao nascer seu filho Enos (Gn 4:26). Digo que a verdadeira esperança é aquela que não se vê (Rm 8:24), os descendentes de Caim foi uma geração que colocou o seu coração naquilo que se vê (2 Cor 5:7), enquanto que a geração de Sete, carecia em buscar a Deus no ambiente que não se vê, ou seja, o espiritual, que é viver pela Fé. (Hb 10:38).
Nesta esperança instiga a oportunidade de andar com Deus como o foi Enoque (Gn 5:22), descendente de Sete, é como a corsa que anseia pelas águas, assim o nossa vida deseja estar com Deus (Sl 42:1,2). Mais uma vez devido aos altos e baixos dos descendentes de Adão, Deus precisou preservar a geração da linhagem de Sete, guardando Noé e sua família (Gn 6:18), do terrível dilúvio que viria sobre a terra, e após esta sentença o seres humanos voltaria a buscar o Senhor, vivendo assim um tempo de renovação (Gn 8:20).
3. Deus sempre oferecerá um tempo
Deus sempre oferecerá um tempo para que os pecadores se arrependam (1 Pd 3:20), conforme durou cerca de 120 anos a construção da arca por Noé, que neste quesito expressa a longanimidade de Deus (2 Pd 3:9), mas precisamos remir o tempo porquanto os dias são maus (Ef 5:16), pois a porta da graça vai fechar (Lc 13:25).
A adoração genuína a Deus voltou a estar comprometida após o dilúvio, surgindo três grandes civilizações descendentes dos três filhos de Noé, Cam (Canaã) Sem (Semitas) Jafé (Gentios), culminando na confusão de línguas que foi na construção da Torre de Babel (Gn 11:1 ao 9, pois o caudal do pecado continuou a ser propagado (Gn 9:20 ao 29).
E para terminar este resumo, somente aqueles que viverem pela Fé vencerão o mundo (1João 5:4), e através dela estaremos conectados com Deus o Criador.
Bom Estudo!
Por: Robson Duarte

MENTORIA BÍBLICA: BÍBLIA 4.0 – CONHEÇA SUA BÍBLIA
Durante esta mentoria, você terá acesso a conteúdo exclusivos e personalizados de acordo com suas necessidades. Eu irei orientá-lo(a) na leitura e interpretação da Bíblia, e também ofereceremos reflexões e discussões sobre como aplicar os ensinamentos bíblicos em sua vida cotidiana.
Não perca mais esta oportunidade!
Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.
siga-nos nas redes sociais
Deixe um comentário